MAGIA REAL, DIGITAL E FASHION

15.6.15 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments



Unir talento, originalidade, toques criativos aos recursos digitais é a fórmula (de muito sucesso) de Solve Sundsbo, um dos fotógrafos mais inovadores do universo fashion. Suas fotos mesclam imaginação, emoção e magia pós-produzida ao mundo real. O resultado é que cada imagem conta uma história fantástica de moda, onde a roupa quase ganha vida. Não por acaso ele está sempre ilustrando os editoriais de poderosas revistas internacionais, como a Vogue Itália e iD, entre muitas outras, além de assinar campanhas publicitárias para marcas consagradas internacionalmente.


Ele nasceu na Noruega, mas se mudou para Londres, em 1994, com o objetivo de fazer um curso de fotografia no London College of Printing. Era uma simples forma de conseguir um visto de trabalho e moradia no Reino Unido. “Eu sou um homem frustrado porque não me tornei um escritor, também não desenho, mas na fotografia comecei a trabalhar com a realidade”, diz ele. Sundsbo também entende que fotografia de moda não era exatamente a carreira ideal para quem cresceu em uma fazenda, mas “ela abre oportunidades para fazer imagens que você ama criar”.


O fotógrafo deu sorte na capital britânica. Em pouco tempo, ele foi trabalhar como assistente do já consagrado fotógrafo Nick Knight, com quem passou quatro anos de intensa criatividade. “Ele realmente despertou meu senso de curiosidade”, diz. Para Sundsbo, “muitas regras e restrições são impostas às pessoas, que se tornam medrosas. Este é o inimigo de qualquer processo criativo”.




E o fotógrafo se deu bem justamente por quebrar regras, usando imaginação e modernidade. Em suas imagens há fumaça de cigarro, efeitos de raio-X, luzes, água (ele tem fascinação), que são alterados e trabalhados digitalmente. Hoje, ele assina campanhas publicitárias e catalógos de marcas como Alexander McQueen, Chanel, Gucci, Hermès e H&M. Ele também faz filmes de moda, onde sua latente imaginação ganha movimento real!

0 comments: